Funenseg é aceita como membro da IAIS

A Escola Nacional de Seguros - Funenseg, agora é membro observador da International Association of Insurance Supervisors – IAIS. A aceitação da entidade neste seleto grupo será oficializada na próxima Conferência Anual da associação, em outubro, na Hungria. No entanto, a instituição já passará a receber todos os artigos, periódicos e publicações e terá acesso a relatórios e boletins através de área reservada no site da IAIS.De acordo com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola, Claudio Contador, a inclusão facilitará o contato com inúmeras instituições internacionais, possibilitando o surgimento de novas parcerias. “Como conseqüência dessa relação, poderemos mostrar aos profissionais brasileiros como operam os mercados lá fora, trazendo mais informações e conhecimentos do mundo inteiro”, explica. A IAIS é o principal fórum internacional de assuntos ligados à supervisão de seguros e tem como membros efetivos mais de 190 supervisores de seguros e reguladores de mais de 140 países. Os observadores são grandes grupos seguradores, consultorias e outras entidades internacionais afins. A associação organiza reuniões e seminários, elabora princípios globais de seguros (core principles), critérios (standards), textos de orientação (guidance papers) e disponibiliza treinamento e apoio em assuntos relacionados à supervisão de seguros. No Brasil, a Susep é membro efetivo da IAIS e integra, ainda, o Sub-Comitê de Resseguros e o Sub-Comitê de Solvência e Atuária da associação. O superintendente da autarquia, Armando Vergilio dos Santos Junior, foi eleito, em 2007, presidente do Grupo de Trabalho conjunto IAIS-CGAP sobre Microsseguros, e do Subgrupo de Trabalho sobre Microsseguros da IAIS. Além da Escola Nacional de Seguros, a Fenaseg e a Bradesco Seguros também são membros observadores da IAIS. (Fenaseg)