Hackes conseguem assumir controle de carro pela internet

Lançados na década de 1980, os primeiros computadores de bordo de automóveis eram equipamentos rústicos que exibiam apenas informações básicas sobre consumo de combustível. Atualmente, os esses sistemas contam com dezenas de processadores ligados a redes de comunicação interna, controlando tração, freios, pressão do óleo, modo de direção, climatização da cabine, sistemas multimídia, entre tantos outros, reforçando a conveniência e aumentando a segurança.

Pelo menos é o que se imaginava até que dois antigos hackers de carros demonstraram para jornalista da Revista Wired a vulnerabilidade dos modelo da Chrysler, conseguindo assumir o controle de um veículo pela internet.

No teste, o jornalista dirigiu um Jeep Cherokee em uma autoestrada nos arredores de St. Louis, nos Estados Unidos, enquanto os hackers tomavam o controle do carro. Usando o sistema Uconnect da Jeep, que usa a rede celular e está presente em quase 500 mil veículos, eles primeiro assumiram o controle do ar-condicionado, rádio e limpadores de vidro, para depois enviarem comandos a sistemas críticos, como o freio, volante e transmissão, conseguindo fazer o carro parar de funcionar.

A Chrysler recentemente lançou um patch para o software do Uconnect que resolve o problema, mas ele precisa ser instalado por um drive USB ou por uma concessionária, o que leva a crer que muitos modelos ainda apresentem a vulnerabilidade. Mas a questão maior é que se a adoção da tecnologia é um caminho sem volta, inclusive nos veículos, possibilidades de falhas como essas devem estar no radar das montadoras, dos consumidores, dos pesquisadores e, evidentemente, das seguradoras.

Assista abaixo o vídeo da demonstração.

Acesse aqui o vídeo.

Fonte: CNseg