Indicador do BC capta crescimento maior em julho

O indicador do Banco Central que mede o ritmo da atividade econômica superou as expectativas em julho, ao subir 0,41% sobre junho, em dado dessazonalizado. Foi o segundo mês consecutivo de alta do Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB). Dessa forma, a atividade econômica inicia o terceiro trimestre em território positivo, com indicações favoráveis do mercado de trabalho e inflação fraca.

A taxa de julho ficou um abaixo da variação de junho, de 0,55%, em dado revisado pelo BC, mas foi bem melhor do que a expectativa de especialistas. O consumo das famílias, melhor em um quadro de inflação baixa e juros em queda, é o principal fator destacado para a reação do indicador do BC.

Na comparação com julho de 2016, o IBC-Br teve avanço de 1,48%, enquanto no acumulado em 12 meses, queda de 1,37%, em números dessazonalizados.

O IBC-Br incorpora projeções para a produção nos setores de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos.

Fonte: CNseg