Índice de confiança do consumidor avança em janeiro

A confiança do consumidor na economia, indicador estratégico para a decisão de investimento, continua em avanço no País. Na virada de dezembro para janeiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas, passou de 112,3 para 113 pontos no período (0,6%). Para a FGV, tal comportamento revela “a melhora da avaliação relativa à situação atual, mas antecipa uma diminuição do otimismo para os próximos meses”. Em relação à situação atual, a confiança subiu 3,2%, alcançando 124,8 pontos. Trata-se do maior patamar desde o início da série histórica do levantamento, em 2005, informa reportagem da Agência Brasil. Já a expectativa para os próximos meses revela que o grau de otimismo caiu 1,0%, passando de 107,7 para 106,6 pontos, o menor nível desde maio de 2009. A pesquisa foi realizada em mais de 2 mil domicílios em sete capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre) entre os dias 4 e 21 de janeiro. O índice tem uma escala que vai de 0 a 200 pontos. Quanto mais próximo de 200, maior a confiança do consumidor. Fonte: Fenaseg