Indústria global de seguros tem crescimento menor em 2013

A resseguradora Swiss Re acaba de divulgar uma nova edição de seu relatório Sigma com números da indústria global de seguros em 2013. De acordo com o documento, os prêmios cresceram 1,4% em termos reais em 2013, em todos os mercados do mundo, alcançando a marca de 4,6 bilhões de dólares, crescimento menor que os 2,5% registrados em 2012.

Esse pior desempenho deu-se, principalmente, por conta do segmento vida, cujos prêmios cresceram, na média internacional, apenas 0,7% no ano passado.

No segmento vida, as regiões com menor crescimento no foram a América do Norte e a Ásia, enquanto a Europa Ocidental e Oceania registraram melhor desempenho. África e América Latina também tiveram crescimento considerado sólido.

Comparado com os segmento vida, Os segmentos não-vida tiveram um crescimento um pouco melhor em 2013, na média de 2,3%, atingindo a cifra de 2 bilhões de dólares mas, ainda assim, menor que em 2012, tanto nos países desenvolvidos, quanto nos emergentes, quando a média havia sido de 2,7%.

Observando apenas os segmentos não-vida dos mercados emergentes, excetuando-se a Europa Central e Oriental, o crescimento dos prêmios, ainda que menor que em 2012, continuou consistente, alcançando uma média de 8,3% em 2013, contra 9,3% em 2012.

De acordo com um dos autores do estudo, Mahesh Puttaiah, o crescimento no mercado emergente asiático deveu-se ao forte e constante crescimento da economia na China e Sudeste Asiático. "À medida em que as pessoas tornam-se mais prósperas e adquirem mais bens como, por exemplo, veículos, elas gastam mais com seguros não-vida".

Já na Europa Ocidental, onde a crise financeira ainda está presente, o crescimento dos prêmios no segmento não-vida cresceu apenas 1,1% em 2013, contra 1,5% no ano anterior.

Apesar desses resultados, a rentabilidade das seguradoras cresceu nos segmentos vida e não-vida. Já o retorno dos investimentos são os mais baixos desde 2008, quando ocorreu a crise financeira mundial.

>> Veja a íntegra do relaório - em inglês - clicando aqui.

Fonte: CNseg