Investimento em ciclovias pode trazer redução de custos para as cidades

O estudo “Os custos sociais e os benefícios da bicicleta: simulando os efeitos de políticas específicas a partir de sistemas de modelos dinâmicos”, divulgado por pesquisadores da Nova Zelândia na revista americana Environmental Health Perspective, do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental, apontou que, para cada dólar gasto com a construção de ciclovias segregadas, as cidades podem economizar até US$ 24, graças à redução de custos com saúde, poluição e tráfego.

A principal autora do estudo, Alexandra Macmillan, disse em entrevista ao site Co.Exist que a intenção da pesquisa era explorar alguma escolhas políticas que poderiam ser realistas, a preços acessíveis, transformadoras e saudáveis. “No momento em que a maioria das cidades está dominada pelos carros, é fácil justificar o dinheiro gasto com novas estradas como resposta à crescente utilização do automóvel, apesar dos impactos negativos que isso traz ao meio ambiente e à saúde das pessoas, agora e no futuro”, explicou.

De acordo com o site Opera Mundi, seis pesquisadores analisaram a cidade de Auckland, a maior da Nova Zelândia, em parceria com a agência de transporte local, e foram capazes de calcular de que forma diferentes investimentos em ciclovias impactariam na vida da população. “Estima-se que essas mudanças trariam grandes benefícios para a saúde pública nas próximas décadas, em dezenas de dólares para cada dólar gasto em infraestrutura. Os maiores benefícios serão a redução da mortalidade por todas as causas”, completa.

Fonte: Equipe DPVAT