Investimentos do mercado totalizaram R$ 143,6 bilhões em dezembro de 2005

Foi de R$ 143,6 bilhões o total de investimentos do mercado de seguros, previdência complementar aberta e de capitalização em dezembro de 2005. Desses recursos, R$ 35,7 bilhões correspondem a patrimônio líquido das empresas e R$ 107,9 bilhões a provisões técnicas. Aliás, as provisões tiveram um incremento de 24,4% em relação a dezembro de 2004, quando o volume total de reservas chegou a R$ 86,7 bilhões. Os dados, preliminares, são de estatística da Fenaseg, com base em informações da Susep e também da ANS, divulgadas hoje. No ano passado, o mercado cresceu 10%. De janeiro a dezembro a arrecadação totalizou R$ 65,6 bilhões, contra R$ 59,7 bilhões em 2004. O segmento Seguros arrecadou R$ 51 bilhões, com incremento de 13,06% em relação ao ano anterior, que havia fechado em R$ 45,1 bilhões. O de Capitalização registrou expansão de 4,67%, saltando de uma arrecadação de R$ 6,6 bilhões em 2004, para R$ 6,9 bilhões em 2005. O setor de Previdência Complementar Aberta fechou 2005 com queda de 3,32%, atingindo um montante de R$ 7,7 bilhões em contribuições de prêmios, contra R$ 8 bilhões em 2004. (Fenaseg)