IR 2013: O acerto começa no dia 1º

BRASÍLIA - A Receita Federal publicou ontem as normas e os procedimentos para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. A entrega começa às 8h do dia 1º de março e termina à 0h do dia 1º de maio.

Em Santa Catarina, a Receita espera que 1 milhão de pessoas apresentem a declaração este ano. Se confirmada, a estimativa representará um crescimento de 2,68% em relação ao volume de 973,9 mil entregas feitas em 2012. No país, devem ser entregues entre 25,5 milhões e 26 milhões de declarações.

A entrega da declaração poderá ser feita pela internet, no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). O download do programa de declaração será disponibilizado a partir da próxima segunda-feira, às 8h.

O contribuinte que precisa declarar este ano também poderá fazer a entrega em disquete nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil.

Quem estiver obrigado a apresentar a declaração (veja as regras na tabela) e não fizer isto, estará sujeito a multa que começa em R$ 165,74 e que poderá chegar a até 20% do imposto devido – cada mês de atraso representa 1% de multa sobre o valor que o contribuinte deve à Receita.

Confira os detalhes sobre o Imposto de Renda Pessoa Física 2013.

Fonte: Jornal de Santa Catarina