Jovens, álcool e direção. Tome a decisão correta

Imagine a seguinte cena: um grupo de amigos está no bar, todos ingeriram bebidas alcoólicas e está na hora de voltar para a casa. Como alguém precisa dirigir o carro, decidem que aquele que bebeu menos está em melhor condição para guiar o automóvel. Atitudes como esta podem ocasionar acidentes de trânsito, em muitos casos fatais.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 21% dos acidentes estão relacionados ao consumo de álcool. Ao contrário do que muitos pensam, com apenas uma dose já é possível notar perda de sensibilidade de movimentos e também dos reflexos. Cerca de 90% do álcool ingerido é absorvido na primeira hora, mas a eliminação completa pode demorar de 6 a 8 horas, dependendo do organismo de cada um. Isso significa que aquelas dicas como parar de beber 30 minutos antes de ir embora, tomar café ou comer doces não passam de mitos, e não dão aval para guiar o veículo.

“De cada cinco atendimentos de urgência e emergência por acidentes de carro ou de moto, um tem sinais de embriaguez. E o que mais preocupa: 40% dessas vítimas são pessoas de 20 a 39 anos de idade, 66% delas – muito mais do que a metade – têm de cinco a onze anos de escolaridade. Ou seja, além do sentimento irreparável para a família e os amigos, nós também estamos perdendo jovens altamente produtivos”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista à Rádio Globo São Paulo.

A situação descrita no início do post é corriqueira. Você já pode ter presenciado ou até mesmo vivido. Dirigir depois de beber é uma atitude altamente perigosa para você e para os outros. Tome a decisão correta. Se dirigir, não beba. Se for beber, chame um táxi ou utilize algum transporte público. Uma boa dica é, ao sair em grupos, eleger um amigo para dirigir. Ele deverá manter-se sóbrio pela segurança de todos.

Fonte: Viver seguro no trânsito