Juntos pelo Rio: Dia Mundial da Água terá ações de preservação do Rio Itajaí

Nesta quinta-feira (22) é o Dia Internacional da Água. Em Itajaí, uma série de ações irão comemorar a data e também a chegada da maior regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race, que aporta na cidade no mês de abril.

A primeira ação está agendada para amanhã (22) a partir das 08 horas. Cerca de 250 alunos da Rede Municipal de Ensino irão participar de passeios educativos no Ferry Boat. Através de atividades lúdicas, os alunos vão aprender sobre a importância da preservação da bacia hidrográfica do Rio Itajaí.

Cada passeio terá duração de 50 minutos, partindo do Píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, indo até o molhe norte/Saco da Fazenda. Ao retornar, o grupo navega até a primeira curva do Rio Itajaí-Açu. As saídas serão às 08, 10, 14 e 16 horas. A atividade conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria de Educação, FAMAI, Porto de Itajaí, Santa Catarina Navegação, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí – Marinha do Brasil, Associação Náutica de Itajaí, Anjos do Mar e Hidrotopo.

A segunda ação será realizada no sábado (24), com uma grande mobilização para limpeza das margens do Rio Itajaí. A meta é reunir cerca de 200 participantes de Itajaí e Navegantes. A programação começa às 08 horas com café da manhã no Centreventos, seguido de palestra sobre as regras de segurança e preservação da bacia hidrográfica. Às 09 horas, as embarcações partem do píer flutuante na Vila da Regata para realizar a limpeza das margens do rio no trecho que vai dos molhes até o fim da área portuária.

Coordenação da ação: SDS, FAMAI, Porto de Itajaí, UNIVALI e equipe da Itajaí Stopover Sustentável. Apoio: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras, APM Terminals; ECOSORB; TEPORTI; Sindicato das Indústrias do Pescado - SINDIPI; Engepasa Ambiental; Cooperfoz, Santa Catarina Navegação; Delegacia da Capitania dos Portos; Instituto Anjos do Mar; Associação Náutica de Itajaí; GDC, Fundação do Meio Ambiente de Navegantes, FUMAN, Associação Náutica de Navegantes, Semasa; Naveplast entre outros.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itajaí