Susep quer implementar novas regras até fevereiro

Durante o Almoço das Lideranças do Setor Segurador realizado pela CNseg no dia 19/12, a Susep informou que quer implementar as novas regras para as apólices eletrônicas até fevereiro.

Segundo a superintendente da autarquia, Solange Vieira, a intenção é permitir que o mercado de seguros avance e possa realizar operações com a “palma da mão”, a exemplo do que já fazem os bancos. 

Ela acrescenta que o cronograma da Susep está acelerado porque o mercado de seguros ainda tem “muito o que desenvolver”. Nesse contexto, Solange Vieira aposta no sandbox e na segmentação do setor. 

“Queremos trazer seguradoras de nichos de mercado, que precisa ter diferenciação de acordo com o risco”, observa, citando uma maior liberação de contratos indexados ao dólar como outra medida em avaliação. 

Além disso, durante o almoço, Solange Vieira defendeu a MP 905/19, que trata sobre a desregulamentação do Corretor de Seguros. A superintendente classificou a medida como uma forma “revolucionária” para desregulamentar o mercado de trabalho. 

Na avaliação dela, nesse sentido, a desregulamentação dos corretores de seguros, prevista na MP, será favorável tanto para a categoria quanto para as seguradoras. “Há maturidade suficiente para a autorregulação”, justifica. 

FONTE: CQCS/SindsegRS