Livros analisam história da economia e das crises

Frutos da pesquisa “Seguros e Crise Financeira: Impacto na Indústria de Seguros. De Keynes à Crise Atual de 2012”, os livros “John Maynard Keynes e sua Atuação no Mercado de Seguros” e “De Keynes à Crise Econômica Atual de 2012”, ambos do economista Pedro Carvalho de Mello, acabam de ser publicados pela Escola Nacional de Seguros.

O primeiro se destina a examinar a relação entre a vida de Keynes, sua carreira, a atuação como investidor e especulador, diretor do Banco da Inglaterra e estadista e seu papel como charmain of the board (presidente do Conselho) de uma seguradora. “Keynes voltou-se para uma gestão inovadora no lado dos ativos da seguradora”, escreve o autor.

Já o segundo analisa os aspectos das crises financeiras, os principais eventos da crise do subprime, os desdobramentos dela em 2011 e 2012 e seu impacto na indústria de seguros, a crise na Zona do Euro, os perigos de uma ampla recessão na economia mundial e as lições aprendidas e as medidas de regulação adotadas nos principais centros de seguros.

“Aliando seu interesse pelo risco e pelo mercado de seguros, Pedro nos brinda com dois livros de leitura instigante. Ambos têm o destino certo de se tornarem leituras clássicas e fontes de consultas para os pesquisadores”, garante o também economista e diretor de Ensino Superior e Pesquisa da Escola Nacional de Seguros, Claudio Contador, que assina o prefácio das obras.

Elas podem ser adquiridas por R$ 30,00 cada ou R$ 48,00 as duas juntas, em uma das 14 Unidades Regionais da instituição, pelo telefone (21) 3380-1556 ou através do e-mail vendas@funenseg.org.br. Mais informações sobre essas e outras publicações da Escola estão disponíveis no www.funenseg.org.br.

Fonte: Escola Nacional de Seguro