Londres inova para ciclista ganhar mais tempo nos semáforos em cruzamentos

A cidade de Londres, no Reino Unido, está dando mais um passo rumo à integração dos meios de transporte. Está em fase de testes um sistema que permitirá que os ciclistas tenham mais tempo nos semáforos em cruzamentos nos horários de pico.

A iniciativa é da prefeitura, com apoio do órgão de transporte público do município, o Transport for London (TfL), e funcionará da seguinte forma: um sistema inteligente identificará a quantidade de ciclistas circulando em uma rota e fará com que o semáforo fique verde para eles por mais tempo.

Para realizar os testes, os especialistas utilizaram duas novas tecnologias: uma baseada em radar, e outra térmica, para detectar a temperatura dos ciclistas na zona de identificação com mais eficiência.

De acordo com o TfL, o número de viagens de bicicleta na cidade aumentou para 610 mil por dia, a uma média de 5%. Isso significa 23 milhões de trajetos feitos sobre duas rodas. Por enquanto, o sistema está funcionando apenas entre a Cable St. e a Cycle Superhighway 3.

Fonte: Equipe DPVAT