Lucro da Porto Seguro avança 35% no semestre, para R$ 613 milhões

31/07/2018

O lucro líquido da Porto Seguro atingiu R$ 335 milhões no 2T18 (+41%) e R$ 613 milhões no 1S18 (+35%), enquanto o ROAE alcançou 19,7% no trimestre e 18,2% no semestre. A rentabilidade dos negócios da empresa com capital ajustado (sem excesso), e considerando o retorno de investimentos de 100% do CDI seria de 25,5% no 2T18 e de 23,1% no acumulado do ano.

A melhora de 6,2 p.p. no índice combinado do 2T18 levou o  resultado operacional de seguros a melhorar em 4 vezes, superando a queda da taxa de juros, informa release divulgado pela companhia. Segundo o texto, o ambiente competitivo mais racional no seguro auto associado a redução nas frequências de sinistros, também foram fatores preponderantes para o alcance do melhor índice combinado semestral histórico.

O aumento de 8% da receita total do trimestre de R$ 4,5 bilhões e de 7% nos prêmios de seguros, para R$ 3,8 bilhões foi alavancado pelo segmento de seguros, em grande parte pelos produtos Auto, Saúde e Patrimonial, enquanto nos Negócios Financeiros e Serviços, as Operações de Cartão de Crédito e Financiamento de Veículos foram as que mais contribuíram.

No seguro auto, a Porto Seguro preservou sua participação de mercado, sendo que as vendas da Azul e Itaú aumentaram em mais de 10% e permaneceram estáveis na marca Porto (vs.1S17). A dinâmica de crescimento das marcas deve refletir cada vez mais a nova estratégia de posicionamento, que foca na melhoria da margem do segmento consolidado.

Na parte das despesas, o índice de D.A + D.O. recuou em 1,4 p.p. no semestre, fruto dos investimentos realizados em tecnologia e da melhoria de processos nos últimos anos.

O resultado das aplicações (ex-previdência) reduziu no trimestre em decorrência da queda do CDI médio (-39%vs.2T17), e do menor retorno proveniente dos ativos de renda variável. Por outro lado, as posições mantidas em títulos com juros indexados à inflação e prefixados obtiveram bom desempenho. Dessa forma, a rentabilidade das aplicações atingiu 98% do CDI no 2T18. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, a rentabilidade permaneceu acima do benchmark, atingindo 122% do CDI.

No segundo trimestre foi concretizada e aprovada pelo CADE a venda da operação dos centros médicos da Portomed para a Davita, no valor líquido de R$27milhões. Sem esse efeito, o lucro teria crescido 30% no 2T18 e 29% no 1S18 (2018 x 2017).

Além disso, a Porto Seguro realizou o pagamento recorrente de juros sobre o capital próprio no valor de R$ 229 milhões e também efetuou a distribuição extraordinária de dividendos no valor de R$ 500 milhões, aumentando a eficiência do uso do capital da empresa.

Principais destaques

Fonte: Sonho Seguro