Marco Rossi destaca importância estratégica de TI para expansão de mercado

“Cada vez mais a TI faz o caminho para chegarmos às pessoas". A frase, de Marco Antonio Rossi, vice-presidente (e futuro presidente) da FenaPrevi e diretor-presidente do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência, não deixa dúvidas de que a área de Tecnologia da Informação (TI) assume caráter cada vez mais estratégico para o mercado segurador. Rossi, a principal liderança do mercado segurador presente ao V Insurance IT Meeting, ocorrido de 13 a 15 deste mês, em Angra dos Reis,  apresentou  a palestra de abertura do segundo dia do encontro, entremeando informações do mercado de seguros com uma exortação recorrente para que os profissionais de TI participem das vitórias e das derrotas das companhias, ao referir-se  à necessidade de que a área tecnológica integre-se ao negócio das seguradoras. Ele fez um prognóstico positivo do mercado segurador, destacando que o setor seguirá o rastro da economia brasileira, que, por volta de 2016, deve ser a quinta maior do planeta. Contudo, o uso do arsenal tecnológico será fundamental para a incursão do mercado em nichos ainda mal explorados. E o acesso a estes segurados terá relação direta com avanço de novos canais de distribuição, como web, rede de varejo e call center, por exemplo. Em consequência, a área de TI das seguradoras precisa envolver mais no negócio da empresa, disse ele, lembrando aos CIOs que a tecnologia tem de estar à disposição do negócio. “Isso porque as novas gerações não vão comprar seguros da forma que ocorre hoje”, disse ele, exigindo uma reinvenção do mercado para atender um novo mundo que se avizinha. O executivo afirmou que hoje os CEOs sentem-se frágeis ao tentar estabelecer estratégias quando envolve a área de TI, algo que tem relação com a dificuldade de os CIOs transmitirem suas ideais com clareza. Mas TI e as companhias estarão de mãos dadas para os desafios e oportunidades à espreita do mercado segurador. Fonte: Fenaseg