Menos acidentes

Nesta terça, 20 de setembro,  o SindsegSC estará realizando a doação de um etilômetro para o 2º Batalhão da Polícia Militar de Chapecó. Com isso, o Sindicato das Seguradoras espera contribuir para a redução dos acidentes de trânsito, que têm no uso de álcool uma das principais causas.  O aparelho será entregue ao Tenente-Coronel Comandante do 2º BPM, Paulo Henrique Hemm. O sindicato estará representado pelo presidente eleito, Paulo Lückmann, pelo diretor e coordenador da Comissão de Seguro Automóvel, Carlos Grabriel Prezenski e pelo diretor Carlos Westphal Neto, além de contar com a presença de diversos representantes de mercado.  Com base na realidade de que apenas 25% da frota circulante de veículos possuem seguro, é possível estimar que no Brasil, só no ano passado,  houve cerca de 4 milhões de acidentes de trânsito, com um custo aproximado de R$ 20 bilhões. Como só um em cada quatro veículos possui seguro, pode-se afirmar que as ações para redução dos acidentes beneficiam muito mais a sociedade do que as seguradoras.  Com base nos dados do DPVAT (Seguro Obrigatório), em 2004 foram indenizadas 35.838 mortes, 22.866 casos de invalidez e 62.379 casos de assistência médica (fora o atendimento pelo SUS). Só em Santa Catarina foram 1.719 mortes. Segundo dados do Ministério dos transportes, do total de acidentes de trânsito, 34% envolvem mortos e feridos. A faixa de idade de 28 a 37 anos apresenta a maior concentração. Existem pesquisas segundo as quais os acidentes de trânsito são a principal causa de internação hospitalar (cerca de 40% dos casos).