Mercado de capitalização arrecadou R$ 669,8 milhões em julho

18/09/2007
O mercado de capitalização arrecadou em julho deste ano  R$ 669,8 milhões. No acumulado do ano, o segmento somou R$ 4,4 bilhões, com crescimento de 9,72% em comparação a janeiro a julho de 2006.  Os dados foram divulgados hoje, 18, pela Fenacap - Federação Nacional das Empresas de Capitalização.Já as reservas do setor, que garantem o pagamento dos resgates e sorteios,  atingiram R$ 11, 5 bilhões, com ampliação de 5,2%.  Para Neival Rodrigues Freitas, diretor da Fenacap, os títulos vêm ganhando, cada vez mais, espaço na vida financeira das pessoas. “Essa percepção está ligada ao cenário econômico estável, que permite aos clientes planejar a aquisição futura de bens e serviços. É neste ponto que a capitalização se encaixa, pois o consumidor escolhe o produto de acordo com seu perfil e necessidades”, avalia Freitas.O desempenho positivo do setor mostra que o consumidor confia nos produtos de capitalização. “Os títulos são uma alternativa interessante para quem quer poupar”, analisa José Ismar Alves Torres, presidente da Fenacap. “Também ajuda o planejamento de quem quer adquirir um bem, pois estimula o cliente a economizar”, completa o executivo.O Estado de São Paulo continua na liderança do ranking nacional com faturamento de janeiro a julho de 2007 de R$ 1,63 bilhão e participação de 37,4 % no segmento. A segunda colocação fica com o Rio de Janeiro, com R$ 470,8 milhões de receita e 10,8 % de presença, e Minas Gerais vem em terceiro com R$ 397,8 milhões e 9,1% da fatia do mercado. (Fenaseg)