Mercado investiu R$ 115,4 bilhões em dezembro e cresceu 16,8% em 2004

O mercado de seguros, previdência complementar aberta e de capitalização investiu R$ 115,4 bilhões em dezembro de 2004. A informação é de estatística da Fenaseg, com base em dados preliminares da Susep e da ANS. Deste montante, R$ 28,7 bilhões corresponde ao patrimônio líquido das empresas e R$ 86,7 bilhões de provisões técnicas. No acumulado de janeiro a dezembro de 2004, o mercado arrecadou R$ 59,7 bilhões contra R$ 51,1 bilhões no mesmo período de 2003. Isso significou um crescimento de 16,8% em comparação ao ano anterior. O segmento de seguros registrou expansão de 20,6% na produção global, com faturamento de R$ 45 bilhões em 2004, contra R$ 37,3 bilhões em 2003. Já o setor de previdência complementar aberta arrecadou R$ 8,1 bilhões em contribuições no ano passado, registrando crescimento de 4,07%, se comparado ao faturamento do ano anterior que alcançou R$ 7,8 bilhões. O mercado de capitalização registrou faturamento de R$ 6,6 bilhões no acumulado do ano, enquanto, em 2003, a arrecadação atingiu R$ 6 bilhões, significando um crescimento de 9,62%. (Fenaseg)