Sindseg SC

Mercado segurador crescerá mais do que o bancário

24/07/2008
Nos próximos 10 anos, o mercado segurador brasileiro experimentará um crescimento maior que o dos bancos. A aposta é do economista e professor de Finanças da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alexis Cavichini, um dos autores e editor do livro A História dos Seguros no Brasil, que está saindo do forno. Segundo Cavichini, as receitas de seguros, previdência e capitalização no Brasil superarão em 2008, pela primeira vez, a marca de R$ 100 bilhões. Se a previsão se confirmar, o mercado brasileiro país passará da 19ª para a 14ª posição no ranking mundial de seguros. "A situação por que passa o mercado permite esse otimismo. São vários fatores impulsionando a indústria do seguro no país", afirmou o economista, para quem o mercado segurador pode obter altas de faturamento e lucratividade ainda mais expressivas que a dos bancos. "Desde 1994 os bancos vinham promovendo um grande aumento de tarifas, o que começou a mudar no ano passado. Agora, para eles manterem os índices de expansão, terão de aumentar a taxa da população bancarizada", afirmou. As previsões de Cavichini consideram um crescimento das economias mundial e brasileira, com manutenção da política fiscal, aumento do poder de compra e da base populacional das camadas C e D, e expansão do crédito na economia brasileira. "Quando eu fiz as projeções, usei um cenário de controle da inflação, crescimento da economia, consolidação das camadas C e D. Meu cenário é de crescimento da economia mundial, e mais ainda das economias emergentes", afirmou o economista. (Clipp-Seg/Monitor Mercantil)

Aniversariantes Ver todos

W2O Softwares para Internet

Melhore sua experiência de navegação:

Fechar Aviso