Mercado segurador é um dos que mais crescem no país

A indústria de seguros no Brasil manteve seu crescimento e aumentou ainda mais a sua importância na economia brasileira. Segundo dados oficiais da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em 2013, o setor registrou um faturamento de R$ 288 bilhões em vendas de seguros, previdência, capitalização e saúde. De acordo com o presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (SindsegNNE), Mucio Novaes, o mercado de seguros mais uma vez apresentou um crescimento significativo. “A indústria do seguro cresce muito acima do PIB brasileiro e o resultado mostra que o setor está se consolidando com um dos principais segmentos da atividade econômica no país”, destaca.

No Nordeste, especificamente em Pernambuco, o segmento apresentou bons resultados. “Só em Pernambuco a receita de prêmios atingiu a casa dos R$ 4 bilhões, o que corresponde a uma participação no PIB do estado entre 3,5 a 4%”, ressalta o presidente.

De acordo com Mucio, o Brasil também consolidou uma posição no mercado internacional. “Praticamente todas as grandes empresas de seguros no mundo já atuam no país, influenciando na entrada de capital estrangeiro, na chegada de novas tecnologias e novos produtos. Em termos de cobertura, tais demandas refletem bem na expansão do seguro como instrumento primordial de proteção social e econômica”, avalia.

Para 2014, a expectativa é de que a indústria de seguros apresente um desempenho muito semelhante ao de 2013. “O aumento de investimento em projetos de infraestrutura por parte do Governo Federal, mediante as concessões e privatizações que estão sendo feitas e a realização da Copa do Mundo, são fatores para que o segmento continue no mesmo patamar de crescimento, entre 15 a 17%, no ano de 2014.” conclui Novaes.

Fonte: CQCS