Montadoras investem em carros elétricos de olho na sustentabilidade

As discussões para aliar mobilidade urbana e sustentabilidade têm ganhado cada vez mais espaço em muitos países do mundo. Atentos a essa importante questão e às leis em vigor, fabricantes de automóveis investem em opções de locomoção menos poluentes. Na Holanda, por exemplo, os carros movidos a combustíveis fósseis já têm prazo para pararem de circular pelas cidades do país, ação atualmente discutida na Alemanha, que pretende dar o mesmo passo. A partir de iniciativas como essas, as montadoras começam a expandir o desenvolvimento de suas frotas elétricas a nível global.

Recentemente, a Volkswagen anunciou a criação de mais de 30 novos modelos de carros elétricos no mundo como meta para os próximos 10 anos. Além de oferecer novas opções para atender à crescente demanda sustentável, a empresa quer de fato incorporar em sua estratégia a preocupação com o meio ambiente e se posicionar como uma das líderes na fabricação de transportes ecológicos.

Essa visão também tem sido compartilhada por outras montadoras, que miram o desenvolvimento de automóveis “verdes” para oferecer mais alternativas para os consumidores, sem abrir mão da qualidade. A Toyota já possui modelo-referência quando o assunto é motor elétrico e, neste mês de julho, trouxe para o Brasil uma nova geração de veículo híbrido, uma combinação entre motores elétricos e movidos a combustíveis. A aposta no ecologicamente correto faz parte de um plano ambicioso da montadora para reduzir as emissões de gases de efeito estufa a níveis próximos de zero até 2050.

No Brasil, a companhia estima que nos próximos cinco anos os elétricos vão representar 30% das vendas. No entanto, a Toyota tem como grande desafio mudar a atual realidade desse tipo de automóvel no país, já que, de acordo com um levantamento divulgado no final de 2015 pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico, somente circulam pelas ruas brasileiras cerca de três mil carros híbridos ou elétricos, número muito abaixo dos mais de 89 milhões correspondentes à frota nacional.

Como um esforço para mudar o cenário e contribuir para um futuro sustentável, fabricantes e empresas buscam alternativas para estimular os consumidores brasileiros a adotarem o modelo ecológico, por meio de parcerias para criar postos de recarga gratuita.

São pequenos passos na direção de um futuro mais consciente e conectado com o meio ambiente.

Fonte: Equipe DPVAT