MP favorece quem aplica em planos de previdência

A "blindagem" das reservas dos planos de previdência privada aberta - que dá mais proteção aos participantes - foi o principal ponto para o mercado de seguros e de previdência privada aberta abordado pela "MP do Bem". "Era uma questão que vinha sendo discutida e que foi incluída por serem as entidades de previdência formadoras de poupança de longo prazo", disse Osvaldo do Nascimento, presidente da Associação Nacional das Empresas de Previdência Aberta (Anapp). A MP permite que os participantes dos planos sejam cotistas, tal como acontece com os fundos de investimento. "As cotas dos fundos que abrigam os recursos dos planos PGBL e VGBL eram da seguradora. Com a modificação, o titular do plano ou da empresa, no caso de planos coletivos, passa a ser o cotista. Assim, fica protegido no caso de insolvência das empresas", explicou José Rubens Alonso, consultor da KPMG. Ou seja, pode até transferir suas cotas para outro gestor. (Gazeta Mercantil)