Mudanças climáticas estão entre riscos mais temidos do Global Risks 2014

O relatório Riscos Globais 2014 (Global Risks 2014), publicado no Fórum Econômico Mundial (FEM) na semana passada, destaca a disparidade de renda, a falta de emprego, as mudanças climáticas e os extremos meteorológicos entre as principais preocupações mundiais dos próximos meses. No relatório, são destacados 31 riscos diferentes com potencial de causar perdas para os países e indústrias. Ao todo, foram consultados 700 especialistas, para destacar os riscos econômicos, ambientais, geopolíticos, sociais e tecnológicos, catalogando-os de acordo com sua probabilidade e impacto potencial. O destaque são os eventos climáticos extremos, capazes de criar choques sistêmicos em escala global.

Este risco apresenta-se como o mais provável na categoria ambiental, ficando em segundo lugar geral em probabilidade, após a desigualdade econômica. Outro risco destacado são as mudanças climáticas: o quarto mais provável e o segundo maior em possíveis impactos.
Para mitigar os riscos ambientais, o relatório sugere ações dos governos, empresas e sociedade civil, incluindo no plano de gestão seguros, resseguros e mercados de capital.

Os conflitos sociais constam como outro risco relevante, motivados pela disparidade de renda, falta de emprego ou crise fiscal, ao lado das ameaças tecnológicas de ataques cibernéticos e um colapso na infraestrutura de informações essenciais. 

Fonte: CNseg