Mulheres já representam 36% da força de trabalho

A mulher descobriu o mercado de seguros e essa é a melhor notícia que o setor poderia receber. A afirmação é da gerente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Gianni Moreira Azevedo, segundo a qual é cada vez maior a presença feminina entre os profissionais do segmento da corretagem de seguros. "No momento, segundo dados da entidade, mais de 15 mil mulheres integram a categoria. Isso significa que 36% do total de corretores em atividade no País são do sexo feminino", diz a executiva. Ela assinala ainda que há indícios de que as mulheres serão maioria entre os corretores de seguros de todo o Brasil muito em breve. Esta situação já é realidade em cinco estados: Amazonas, Amapá, Rondônia, Tocantins e Maranhão. Em Roraima, há um empate: 10 profissionais de cada sexo. Gianni Azevedo lembra também que o Balanço Social da Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg) traz igualmente informações interessantes sobre a participação da mulher na indústria do seguro. Em dezembro de 2007, 51,1% dos profissionais do mercado, incluindo executivas e securitárias, eram do sexo feminino. O mesmo estudo indica que a de participação da mulher chega a 56% nas empresas de capitalização. IDADE - Para Gianni, "não é exagero afirmar que tem o tempero feminino a consolidação da tendência de expansão do setor, nos últimos anos". Ela frisa que essas profissionais em geral se sobressaem por saber misturar "seriedade e firmeza" na defesa dos interesses dos clientes. (Clipp-Seg Online/Jornal do Commercio)