Mulheres são maioria no mercado, mas continuam ganhando menos em relação aos homens

A apresentação da pesquisa aconteceu no dia 26 de novembro e revelou que as mulheres passaram a representar 57% de todo o setor. O estudo abordou 76 entrevistadas que atuam no mercado, sendo 9% corretoras de seguros, 14% representantes dos órgãos de classe, 22% prestadoras de serviços e 55% pertencentes a empresas do segmento.

As oportunidades em cargos de liderança para mulheres foi um dos questionamentos feitos no estudo, mostrando que boa parte acredita que o cenário já mudou bastante mas, ainda assim, existem poucas executivas em cargos mais altos. Contudo, a remuneração das mulheres continua sendo menor que a dos homens, mesmo ocupando cargos iguais, chegando a 60% de diferença no mercado de seguros.

Para Maria Helena, em áreas como recursos humanos, marketing e alguns segmentos de negócios, é mais fácil encontrar mulheres como diretoras. "Nos cinco maiores níveis hierárquicos das companhias, os homens ainda ocupam 69% dos cargos. Isso mostra que o mercado tem muito a fazer para garantir igualdade de oportunidades e acesso ao emprego e de desenvolvimento de carreira", ressalta.

Os pontos forte da mulher dentro do mercado de seguros também foram citados pelas entrevistadas, que ressaltaram a perspicácia, sensibilidade e a visão humanista como as caracteríticas mais positivas do sexo feminino. A intuição, a capacidade de conciliar múltiplas atividades tarefas e o dinamismo foram outros aspectos apontados pelas entrevistadas. Os ramos de Previdência e Vida foram mencionados como os segmentos onde as mulheres têm mais chances de crescer.

De acordo com Galiza, pesquisas como esta mostraram que a mulher está batalhando e conquistando seu espaço dentro do mercado. "Precisamos incentivar a realização de estudos como esse, que valorizem e que retratem a força da mulher dentro de qualquer mercado e, principalmente, no de seguros", completa.

Fonte: JCS - Jornal Dos Corretores De Seguros