Número de participantes no mercado brasileiro de previdência privada cresce a cada ano

Há pouco mais de 8 milhões de participantes no mercado brasileiro de previdência privada e o número cresce a cada ano, inclusive entre as empresas. E entre os benefícios desse instrumento, destacam-se: planejamento e segurança financeira, vantagens tributárias, viabilização de projetos de vida de longo prazo, cobertura adicional de risco e boa oportunidade de rentabilidade dos recursos investidos. Aliás, planos de previdência privada são um investimento financeiro no qual as pessoas pensam no presente na realização de um projeto no futuro, avalia a Brasilprev. Tal característica torna-se fundamental no País. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil está pisando no freio do crescimento demográfico, mas avançando no envelhecimento: estudo recente do órgão mostrou que a expansão da população na faixa de 0 a 14 anos já é negativa e que em 2030 a faixa de adultos entre 15 e 64 anos também começará a reduzir. Enquanto isso, a proporção de idosos, com 65 anos ou mais, vai disparar, num vetor crescente pelo menos até 2025. A partir de 2035, o número de idosos já será maior do que o de crianças e chegará perto do dobro em 2050. Mas para os menores - o que inclui filhos de funcionários -, a Brasilprev oferece planos de previdência privada com taxas competitivas e inclusive com acesso ao mercado de ações por meio dos fundos Ciclo de Vida. Estes ajustam, automaticamente, os aportes entre renda fixa e variável de acordo com o ciclo de vida da pessoa. "A Brasilprev foi pioneira no Brasil ao lançar, há 11 anos, os planos para menores, Brasilprev Júnior. Há dois, novamente mostrou-se inovadora ao introduzir no mercado os fundos Ciclo de Vida, que são o que há de mais contemporâneo no mundo em termos de previdência privada", diz o superintendente comercial da empresa, Mauro Guadagnoli. Fonte: Gazeta Mercantil