O mercado de casamentos no Brasil está se tornando cada vez mais lucrativo

Somente em 2013, esta indústria arrecadou cerca de R$ 16 bilhões, segundo dados da Associação dos Profissionais, Serviços para Casamentos e Eventos Sociais (ABRAFESTA). As companhias seguradoras, de alguns anos pra cá, passaram a fazer parte deste rico universo ao começarem a oferecer apólices que cobrem os principais custos resultantes do cancelamento ou adiamento da cerimônia.

Nos EUA, a contratação desse tipo de seguro é mais comum e tem crescido, consideravelmente, ao longo dos anos.

‘’Atualmente, existem 2 milhões de casamentos por ano nos EUA, a um custo médio de US$ 26 mil por cerimônia. No entanto, estima-se que esse seguro ainda tenha uma pequena presença, representando menos de 1% das festas’’, revela o consultor econômico do Sincor – SP, Francisco Galiza.

O seguro geralmente é contratado por empresas prestadoras de serviço do setor, como buffets, transportes, etc. Além desta proteção, algumas seguradoras oferecem apólices para pessoas físicas a fim de cobrir prejuízos decorrentes de acidentes pessoais ocorridos durante a festa, tanto com os convidados quanto com os profissionais que estiverem trabalhando na organização.

As apólices também permitem coberturas extras como instalação de equipamentos, montagem e desmontagem, não comparecimento de artistas e outras pessoas contratadas.

De acordo com Galiza, as companhias americanas também oferecem uma cobertura que permite reembolso no caso de desistência de um dos noivos, por motivo de foro íntimo.

‘’Nesse caso, por risco de fraude, a seguradora toma certas precauções, como exigir que o casamento tenha sido programado com muita antecedência. De qualquer maneira, o critério de taxação não deixa de ser interessante’’, detalha o consultor.

Fonte: Jornal dos Corretores de Seguros do Sincor-SP