O que compõe o preço do seguro automóvel? Como economizar?

São diversas as variáveis que definem o valor da apólice para o veículo. O GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE explica como funciona essa conta e como realizar uma compra econômica.

“O preenchimento correto dos dados cadastrais é fundamental para a precificação, que é uma junção do perfil do cliente, das estatísticas sobre o carro e da escolha do pacote de coberturas”, explica Glaucio Toyama, diretor de Produto de Automóvel do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

Ao cotar uma apólice, o cliente deve incluir seus dados que serão calculados com as demais informações solicitadas. Portanto, é necessário apontar, além de idade, sexo e estado civil, se possui filhos, funcionários ou reside com condutores menores de 26 anos que possam utilizar o veículo.

Toyama explica que o perfil do condutor vai além da idade e é um fator importante. “Avaliamos, de acordo com o nosso banco de dados, os possíveis riscos do cliente, incluindo as estatísticas que envolvem sua faixa etária, mas também a região de residência e de trabalho e o uso do veículo, se é passeio ou comercial”.

Qual é o impacto do índice de roubo de veículos? Uma dúvida comum dos consumidores é o efeito da violência na cotação de determinados modelos. A definição do preço inclui o valor da tabela FIPE do automóvel (considerando ano e modelo) e a probabilidade de riscos do bem. “A ocorrência de roubos é apenas uma das variáveis da composição do valor do seguro, desse risco, é considerado o custo de eventual reparo em caso de colisão etc.”, complementa o diretor.

Escolha das coberturas: decisão que auxilia na economia - A apólice básica do GRUPO conta com cobertura em caso de colisão, incêndio, roubo, responsabilidade civil e assistência 24 horas (socorro mecânico, chaveiro, troca de pneus, remoção em caso de acidentes etc.).  

A principal dica para adquirir um contrato com preço justo é optar por itens adequados com o estilo de vida. “Se o cliente possui apenas um veículo, em caso de colisão que deixe o automóvel indisponível, a inclusão do carro reserva pode ser uma opção mais econômica que o aluguel de um modelo”, sugere o especialista.

O guincho também é uma cobertura que pode apoiar motoristas que percorrem longas distâncias. O pacote inicial do GRUPO oferece guincho gratuito para até 250 km, mas, quem tem o hábito de percorrer distâncias superiores, pode solicitar o orçamento do serviço com quilometragem ilimitada e comparar com a diária do serviço de reboque particular.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE conta com 5.600 colaboradores, mais de 28 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Fonte: CDN Comunicação