Obras de mobilidade urbana estão com quase 76% de atrasos e cancelamento

As obras de mobilidade urbana nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estão com 75% de atraso ou cancelamento. Com a demora e readequações o dinheiro investido também aumentou e deixou as intervenções mais caras. Em Cuiabá poucas foram inauguradas e atrasos são constantes.

O que dá um alento para a cidade é que nenhum dos projetos foi descartado pelo Governo. Porém o governador Silval Barbosa (PMDB) já admite que alguns como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não deve ficar pronto em sua totalidade antes do Mundial de 2014.

Os principais problemas apontados pelos gestores são: chuva, burocracia, imprevistos e disputas judiciais. Segundo eles estes fatores são os que mais atrapalharam o andamento e que aumentaram o custo das construções.

O VLT de Cuiabá é um dos que sofreram reajuste no preço ele passou de R$ 1,26 bilhão para R$ 1,57 bilhão. Segundo informações mais duas ‘grandes obras’ devem ser inauguradas nesta semana em Cuiabá.

Uma delas será o viaduto da Sefaz, na avenida Historiador Rubens de Mendonça – conhecida como avenida do CPA . A obra entrega já foi adiada algumas vezes e problemas já foram detectados mesmo antes da inauguração.

O viaduto da UFMT também deve ser liberado para trânsito, porém, este ainda não está pronto. Apenas a parte de cima – no elevado – será liberada e as obras continuarão, porém a medida serve para desafogar a população que sofre com o trânsito na avenida Fernando Corrêa.

Fonte: Olhar Direto (Seguro Garantia.net)