Outubro Rosa: Cirurgias de mama associadas com maiores riscos de câncer de mama, diz estudo

Uma mamografia normal (esquerda) e outra com câncer (direita) (Wikimedia)

Implantes de mama e câncer: Na terça-feira, pesquisadores afirmaram que mulheres que realizaram implantes de mama terão maior risco de serem vítimas de câncer de mama.
No estudo, publicado no Jornal Médico Britânico, cientistas examinaram os potenciais riscos a saúde associados com as cirurgias plásticas. Especialmente, implantes podem prorrogar o diagnóstico de câncer de mama em mulheres, segundo a agência de notícias AFP.

Uma equipe canadense de epidemiologistas analisou 12 estudos anteriores sobre mulheres com implantes mamários e descobriu que mulheres que se submeteram ao procedimento tinham 26% mais chance de serem diagnosticadas com estágio avançado de câncer.
Eles argumentaram que a causada provável foi que os implantes criariam sombras nas mamografias e obstruiriam a visão e o diagnóstico.

“A pesquisa publicada sugere que o aumento estético da mama afeta negativamente a sobrevivência das mulheres que são posteriormente diagnosticadas com câncer de mama”, diz um resumo do estudo no website do periódico britânico.

Uma cirurgia de mama em andamento (Clipart)

E acrescenta, “Estes resultados devem ser interpretados com cautela, já que alguns estudos incluídos na meta-análise de sobrevivência não foram ajustados para fatores que possam interferir. São necessárias mais investigações sobre o diagnóstico e o prognóstico do câncer de mama entre mulheres com implantes de mama.”

Citando o estudo, a mídia The Guardian informou que os implantes salinos e de silicone causam sombras radiopacas, o que significa que o tecido mamário não é visível em mamografias.

A Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos Estéticos emitiu uma declaração com tom de advertência.

“Como os próprios autores concluem, os resultados desta análise estatística de trabalhos publicados anteriormente devem ser tratados com cautela”, disse a associação, segundo o The Independent.

E acrescentou, “O estudo só demonstra uma associação de reduzida taxa de sobrevivência de câncer de mama não-localizado (avançado) em mulheres com implantes mamários, em vez de uma causa. Os autores também citam vários trabalhos que mostram não haver associação entre os implantes mamários e um aumento no câncer de mama.”

Fonte: http://www.epochtimes.com.br/cirurgias-de-mama-associados-com-maiores-risco-de-cancer-diz-estudo/ (Portal RFCC de Blumenau)