Painel realizado pelo SindsegSC debate mudanças climáticas em Florianópolis

Um passo em busca de um futuro melhor foi dado na cidade de Florianópolis nesta segunda-feira. A quinta edição do Painel Mudanças Climáticas: causas e efeitos foi realizada pelo SindsegSC na noite do dia 19 no centro de convenções Centrosul, para profissionais do mercado segurador, corretores, estudantes, autoridades e demais estudiosos e interessados neste tema tão relevante para a sociedade atual.

Tendo como objetivo o debate sobre os efeitos das mudanças climáticas na sociedade, em meios urbanos e rurais, além do setor econômico, o painel levou para a capital catarinense o estudioso sobre o tema, professor, Mestre em Geografia e Doutor em Engenharia Civil, Juarês José Aumond. O professor levou aos presentes todo o seu conhecimento adquirido em anos de estudo e serviços prestados, e enfatizou sua experiência recente com as mudanças climáticas em viagem ao Marrocos e ao Alaska.

O evento teve início às 19h com um cerimonial de abertura, apresentado pela profissional responsável pelas ações sociais e comunitárias do Grupo de trabalho de Florianópolis do SindsegSC, Sra. Cássia Lemos, que durante o cerimonial lembrou que no mesmo dia era comemorado o Dia da Bandeira, e convidou os presentes à ouvirem o hino à Bandeira. Logo após o Presidente do SindsegSC, Sr. Paulo Lückmann proferiu seu discurso, enfatizando a importância do debate sobre mudanças climáticas não só no mercado de seguros, mas como em toda a sociedade, e também apresentando dados sobre o setor de seguros durante todo o ano de 2012. “... [as mudanças climáticas] já são fatores presentes em nossas vidas, e o que nos resta atualmente é trabalhar para conhecermos melhor os seus efeitos e como podemos minimizá-los”, alertou o presidente em seu discurso inicial.

Durante o painel o professor Juarês enfatizou a relação histórica das mudanças climáticas, com detalhes sobre a Era do Gelo de milhares de anos atrás, mostrando como o assunto não é tão recente e os avisos da natureza existem há anos. E como não podia ser diferente, um dos principais destaques do professor foi os efeitos das mudanças climáticas em Santa Catarina, principalmente com os deslizamentos e enchentes de 2008 e a seca de 2009 no oeste do estado. O professor analisou os impactos destes desastres na economia – como no setor da agricultura, onde no Brasil deve ser uma das mais afetadas do mundo -, além de diversas outras questões, inclusive levantadas pelo público, que também se manifestou expondo questionamentos. Foram realizadas perguntas ao professor Juarês envolvendo temas de debate público, como os efeitos da criação da Usina de Belo Monte, os problemas com o lixo gerado pelas cidades, e a situação da legislação brasileira a respeito das Áreas de Proteção Permanente.

Por fim, o palestrante deixou um recado aos políticos, afirmando que os alertas sobre as mudanças climáticas não são recentes, e que esta “vingança da natureza” já está acontecendo e é resultado de anos de agressão do ser humano ao meio ambiente. Juarês Aumond também dirigiu-se ao presidente do SindsegSC e enfatizou a importância de eventos como este realizado já cinco vezes pelo Sindicato em Santa Catarina, comentando como ações deste porte devem continuar a ser realizadas, buscando a conscientização da sociedade em prol da harmonia com o meio ambiente, e que este debate não seja restrito somente à eventos como este, mas que a discussão e o conhecimento sejam difundidos por todos junto à sociedade.

Ao fim do evento, a sensação entre os presentes era de que uma certeza havia se construído: as mudanças climáticas vieram para ficar, e resta à sociedade aprender a minimizar os seus efeitos e aprender a controla-la. “Esta foi a quinta edição do Painel que o SindsegSC realizou, e tendo acompanhado todas, percebo como ainda temos muito a aprender sobre mudanças climáticas. A cada ano novas barreiras deste tema são quebradas, por isso a importância deste debate ser constante, para acompanharmos este processo e não sermos atingidos de surpresa pelos efeitos”, comentou o Presidente do SindsegSC, Sr. Paulo Lückmann.

Assim terminou a quinta edição do Painel Mudanças Climáticas: causas e efeitos do SindsegSC, um evento que ao todo já reuniu mais de 1300 pessoas para este debate e troca de conhecimentos sobre as mudanças climáticas e tudo que envolve as suas causas e efeitos. As fotos desta edição de Florianópolis já podem ser vistas na Galeria de Fotos do Portal SindsegSC.

O SindsegSC agradece à todos que estiveram presentes no painel nesta segunda-feira, e espera que o debate não se encerre por aqui, e mantenha a caminhada por um futuro mais consciente.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina