Pesquisa da CNseg revela comprometimento das seguradoras com PSI

Pesquisa realizada pela CNseg com 20 empresas associadas, incluindo grandes grupos seguradores, revela que três das quatro metas para a concretização dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, na sigla em inglês) aprovadas em setembro de 2013 pelo Conselho Diretor da Confederação, foram alcançadas um ano antes do prazo previsto.

Segundo a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, a pesquisa foi sugerida para medir a aderência das empresas às metas dos PSI, a fim de direcionar os esforços para que sejam alcançadas até dezembro de 2015, e seu resultado foi surpreendente. “O levantamento mostra o alto grau de comprometimento dessas empresas de inserir nos seus processos de tomada de decisão as questões ambientais, sociais e de governança que sejam relevantes para a atividade em seguros”, avalia.

Os Princípios para Sustentabilidade em Seguros consistem em três dimensões (ambiental, social e de governança) estabelecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Iniciativa Financeira (UNEP FI, sigla em inglês) em parceria com a indústria global de seguros, inclusive a CNseg, tendo sido lançados em 2012, durante o 48º Seminário Anual da IIS (International Insurance Society).

As participantes da pesquisa se autoanalisaram por níveis que variam de 1 (um), para as menos engajadas; a 5 (cinco), para as mais engajadas.

Meta 1

O primeiro Princípio de Sustentabilidade em Seguro estabelece que: “Incluiremos em nossos processos de tomada de decisão questões ambientais, sociais e de governança que sejam relevantes para nossa atividade em seguros”.

A meta da CNseg em relação a esse princípio estabelecia que “40% das seguradoras integrarão as questões ASG na política de subscrição de riscos, até 2015”.

As perguntas da pesquisa, em relação a essa meta, foram estruturadas da seguinte maneira:

Em relação à gestão e subscrição de riscos, a empresa:

  • Estágio 1 - Não insere aspectos ASG na avaliação de riscos.
  • Estágio 2 - Aponta para riscos ambientais no âmbito de seguros de responsabilidade civil.
  • Estágio 3 - Realiza pesquisas para integração de temas ASG no portfólio da empresa.
  • Estágio 4 - Integrou riscos oriundos de aspectos ASG em alguns dos produtos e serviços.
  • Estágio 5 - Integrou riscos oriundos de aspectos ASG na maioria produtos e serviços.

Considerados que 41,18% das seguradoras respondentes foram identificadas como estando nos estágio 4 e 5, considerados como correspondentes à meta almejada, a conclusão é que o objetivo proposto já foi alcançado.

Meta 2

O segundo Princípio de Sustentabilidade em Seguro estabelece que: “Trabalharemos em conjunto com nossos clientes e parceiros comerciais para aumento da conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança, gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções”.

A meta da CNseg em relação a esse princípio estabelecia que: “30% das seguradoras terão um programa de engajamento de corretores nas questões ASG, até 2015”.

As perguntas da pesquisa, em relação a essa meta, foram estruturadas da seguinte maneira:

Na sua relação com os corretores, a empresa:

  • Estágio 1 - Não trata de temas ligados à sustentabilidade e responsabilidade social.
  • Estágio 2 - Disponibiliza informações específicas sobre aspectos ASG para sensibilizar corretores via seus canais de comunicação ou cartilhas.
  • Estágio 3 - Dialoga com os corretores sobre os benefícios da gestão apropriada de aspectos sociais, ambientais e de governança.
  • Estágio 4 - Desenvolve mecanismos para engajamento junto aos corretores, visando à divulgação de seus produtos associados aos aspectos ASG junto aos clientes.
  • Estágio 5 - Estimula corretores a relatar as suas iniciativas relacionadas aos aspectos ASG, bem como os resultados obtidos.

Considerados que 33,33% das seguradoras respondentes foram identificadas como estando nos estágio 4 e 5, considerados como correspondentes à meta almejada, a conclusão é que o objetivo proposto já foi alcançado.

Meta 3

O terceiro Princípio de Sustentabilidade em Seguro estabelece que: “Trabalharemos em conjunto com governos, órgãos reguladores e outros públicos estratégicos para promover ações amplas na sociedade sobre questões ambientais, sociais e de governança”.

A meta da CNseg em relação a esse princípio estabelecia que: “50% das seguradoras integrarão em suas políticas de responsabilidade social as políticas públicas oficiais dos governos municipais, estaduais e federal, até 2015.”

As perguntas da pesquisa, em relação a essa meta, foram estruturadas da seguinte maneira:

Em relação à integração de políticas públicas oficiais de responsabilidade social dos governos municipais, estaduais e federal em suas práticas e políticas socioambientais, a empresa:

  • Estágio 1 – Não participa, nem integra as políticas públicas oficiais em suas práticas de responsabilidade socioambiental.
  • Estágio 2 – Está estudando meios de participar ou integrar as políticas públicas oficiais em suas práticas de responsabilidade socioambiental.
  • Estágio 3 – Participa de políticas públicas oficiais ocasionalmente, de maneira coordenada com sua política de responsabilidade socioambiental.
  • Estágio 4 – Integra diretrizes gerais relacionadas às políticas públicas oficiais em sua política de responsabilidade socioambiental.
  • Estágio 5 – Integra as políticas públicas oficiais em sua política de responsabilidade socioambiental como apoiadora ou patrocinadora, etc.

Considerados que 32% das seguradoras respondentes foram identificadas como estando nos estágio 4 e 5, considerados como correspondentes à meta almejada, a conclusão é que o objetivo proposto ainda não foi alcançado.

Meta 4

O quarto Princípio de Sustentabilidade em Seguro estabelece que: “Demonstraremos responsabilidade e transparência divulgando com regularidade, publicamente, nossos avanços na implementação dos Princípio”.

A meta da CNseg em relação a esse princípio estabelecia que: “50% das seguradoras reportarão questões ASG, até 2015”.

As perguntas da pesquisa, em relação a essa meta, foram estruturadas da seguinte maneira:

Em relação à prestação de contas sobre o progresso na implementação de práticas ASG ou do Protocolo do Seguro Verde, a empresa:

  • Estágio 1 - Não publica nada em nenhum canal de comunicação sobre essas práticas.
  • Estágio 2 - Publica informações esporádicas quando for solicitado por um veiculo de mídia.
  • Estágio 3 - Publica informações periódicas sobre o desempenho social e ambiental via seus canais de comunicação.
  • Estágio 4 – Publica anualmente um relatório específico sobre o progresso em relação ao seu desempenho nas questões ASG.
  • Estágio 5 - Publica relatórios trimestrais de progresso, alinhados ao seu desempenho econômico financeiro.

Considerados que 50% das seguradoras respondentes foram identificadas como estando nos estágio 4 e 5, considerados como correspondentes à meta almejada, a conclusão é que o objetivo proposto já foi alcançado.

grafico1.jpg

grafico2.jpg

Fonte: CNseg