Pesquisa da Febraban mantém viés positivo da economia

Grande parte dos analistas de bancos acredita que a taxa básica da economia ou vai permanecer estável em 11,25% ou até poderá aumentar no decorrer deste ano. Na verdade, a parcela que aposta em expansão dos juros básicos é crescente. A pesquisa da Febraban, a federação dos bancos, revela que 88,5% avaliam que há chance de a taxa ser elevada este ano, ao passo que 11,5% descartam a elevação. Ao todo, 36 instituições participaram da pesquisa, realizada entre o dia 12 e 14 de março. Apesar do viés de alta ou de estabilidade dos juros básicos, os analistas descartam o risco de uma retração na oferta do crédito. A projeção média de crescimento das operações de crédito da carteira total aumentou ligeiramente de 20,9%, da pesquisa anterior, para 21,8%.O estudo, produzido após a divulgação da Ata do Copom e, portanto, sem englobar os impactos das turbulências dos mercados globais nesta segunda-feira, mostra as expectativas continuam positivas. Tanto que os bancos projetam firme expansão do PIB em 2008 e 2009, com taxas médias de, respectivamente, 4,15% e 4,20%. Contudo, vale destacar que os analistas dos bancos, em sua grande maioria, afirmam que a crise nos Estados Unidos pode afetar a economia brasileira (84%) e só 16% descartam o contágio.Os analistas ouvidos na pesquisa admitem rever suas projeções macroeconômicas e financeiras, considerando-se a intensidade de alguns fatores. A diminuição do crescimento global, deteriorização da economia dos EUA, diminuição da liquidez mundial, desaceleração da expansão da China e aumento dos preços das commodities estão entre os fatores que podem modificar as projeções macroeconômicas do País. (Fenaseg)