Pesquisa da Fenacor: ramo auto cresce 8%

Estudo realizado pela Fenacor indica que, no primeiro trimestre, o ramo de automóveis teve uma evolução muito boa, com uma variação de 8% em comparação aos três primeiros meses de 2017, bem acima das taxas de inflação apurada nesse período. A receita acumulada de janeiro a março somou R$ 8,5 bilhões.

O levantamento aponta ainda a consolidação do processo de crescimento acelerado da receita apurada no ramo de pessoas, que avançou 11% no primeiro trimestre de 2017 e mais 10% nos três primeiros meses do atual exercício, quando foram arrecadados pouco menos de R$ 8,8 bilhões.

Em ritmo um pouco mais lento, mas também bem acima da inflação, os seguros patrimoniais, que haviam avançado 5% de janeiro a março do ano passado, deram novo salto, da ordem de 6% no primeiro trimestre de 2018, para mais de R$ 3,4 bilhões. “Nesse segmento, o destaque foi a região Sudeste, com quase 70% da receita global no ramo”, afirma o consultor Francisco Galiza, responsável pelo estudo.

No total, o mercado de seguros arrecadou pouco mais de R$ 27 bilhões de janeiro a março, com incremento de 6% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Contudo, segundo Galiza, esse percentual foi influenciado pelo seguro DPVAT. “Quando excluímos a receita desse ramo de seguro, o percentual de crescimento do mercado sobe para 9%”, frisa o consultor.

Fonte: CQCS | Fenacor