PLA: GT para avaliar mudanças terá reunião dia 18 na Susep

O Patrimônio Líquido Ajustado – PLA, da forma como é calculado atualmente, não leva em consideração o valor presente dos ativos e passivos das seguradoras. Para que todo o arcabouço de solvência baseada em risco faça sentido técnico, é necessário que esta situação seja revisada.

A Susep instituiu,nesta segunda-feira (8), por meio da portaria 6.095, um grupo de trabalho para discutir alterações na fórmula no cálculo do patrimônio líquido ajustado (PLA). O PLA é comparado com o Capital Mínimo Requerido (CMR) das empresas. Caso o PLA seja inferior ao CMR, é necessário que a empresa corrija a situação, muitas das vezes por meio de aporte de capital.

A criação do GT vem em boa hora, uma vez que, em virtude da futura exigência de capital de risco baseado no risco de mercado, é necessário que, para a correta avaliação da solvência das empresas (comparação entre o CMR e o PLA), os ativos e passivos sejam avaliados a valor de mercado.

No cálculo do patrimônio líquido contábil, base para aferição do PLA, nem todos os ativos e passivos são valorados a mercado. A primeira reunião do grupo com a Susep ocorrerá na próxima quinta-feira, 18.

A portaria está disponível no site da autarquia (www2.susep.gov.br/bibliotecaweb/docOriginal.aspx?tipo=1&codigo=34098) e a CNseg e suas federações associadas serão representadas pelos seguintes profissionais:

CNseg:

Alexandre H. Leal Neto – Superintendente de Regulação da CNseg

Fernanda Chaves - Superintendente do Núcleo de Estudos e Projetos da CNseg

Luiz Pereira de Souza – Superintendente de Controladoria da CNseg

Roberto Santiago Takatsu – Membro da CINV da CNseg (Tokio Marine)

Fencap:

Carlos Alberto dos Santos Correa – Membros da CAF da CNseg (Icatu)

Dênis dos Santos Moraes – Membro da CINV da CNseg (BrasilCap)

Heitor Coelho Borges Rigueira – Membro da CAT da CNseg (HR Serviços Atuariais)

Anna Paula Nardi de Almeida – Membro da CAT da CNseg (Sul América)

Fenseg: