Polícia Rodoviária Federal adota sistema de alerta instantâneo de roubos

08/01/2018

De janeiro a outubro de 2017, 462.461 veículos foram furtados ou roubados no país. Cerca de 54% deles, 251.855, foram recuperados, de acordo com o balanço do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para facilitar a localização dos automóveis que caem nas mãos de assaltantes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) colocou em atividade, na semana passada, o Sistema Nacional de Alarmes (Sinal).

COMO FUNCIONA

Quem tiver o carro roubado, furtado, sequestrado ou clonado deve entrar no site da PRF e fazer um registro. Assim que esse estiver finalizado, o sistema emite, imediatamente, um alerta enviado por mensagem para todos os agentes num raio de 100 quilômetros da ocorrência.

Para fazer a solicitação, são necessárias as seguintes informações: placa ou chassi, cor e marca/modelo do automóvel. Nome, documento, e-mail, telefone e endereço do notificante. Além, claro, dos dados da ocorrência.

Na falta de acesso à internet, as vítimas podem fazer o cadastro pelo telefone 191.

Se a denúncia for falsa, os policiais podem rejeitá-la. Isso porque eles têm acesso aos dados lançados na base de dados.

IMPORTANTE!

O registro no Sinal não substitui o boletim de ocorrência na Polícia Civil. Segundo a PRF,  a probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência. Portanto, o ideal e fazer o cadastro rapidamente.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que, em 2016, 557 mil carros foram roubados ou furtados no Brasil. O número alarmante explica o índice veículos adeptos aos seguros privados. De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), hoje, 15,5 milhões de veículos brasileiros são assegurados.

EFETIVIDADE

A Assessoria Nacional de Comunicação Social da PRF afirmou que, desde o seu seu lançamento, o SINAL registra, em média, 40 lançamentos. “Já existem casos de recuperação de veículos acionados por pop-up do SINAL, mas ainda estamos em consolidação das estatísticas para uma divulgação mais consistente sobre as recuperações de veículos”, completaram.

Antes do Sinal, a PRF recuperava aproximadamente 6.500 veículos roubados por ano.

Fonte: Autopapo