Porto Seguro lança certificação em planejamento financeiro

O Porto Seguro Vida e Previdência e o Ibmec lançaram o Programa Especialistas em Planejamento Financeiro, desenvolvido para corretores de seguros. A iniciativa visa deixar os profissionais mais preparados para oferecer a solução financeira e de proteção de renda mais adequada à necessidade dos seus clientes.

Fernanda Pasquarelli, diretora de Vida, Previdência e Investimentos da Porto Seguro, enfatizou a importância do programa para o novo mercado que se apresenta. “É fundamental entender que estamos passando por mudanças demográficas. As pessoas vivem mais. O corretor precisa entender esse novo cenário e ter autoridade para argumentar sobre as oportunidades que surgem no ramo”, destaca a executiva. “A parceria com uma instituição de ensino privada complementará nossa proposta inicial de ir além do mercado securitário”, complementa.


Fernanda Pasquarelli e Eva Miguel

O projeto foi desenvolvido para que os profissionais sejam acompanhados durante 12 meses. A grade de ensino será composta com módulos sobre Administração, Economia, Finanças, Marketing, Seguros, Tendências, Vendas e Comportamento, em formatos de workshops e palestras. Inicialmente serão duas turmas, uma com início ainda em agosto e a outra em setembro. O Ibmec selecionou 40 corretores para cada uma delas, escolhidos em duas fases eliminatórias (questionário online sobre definição de perfil comportamental e entrevista). Uma vez por semana, os profissionais poderão se encontrar e trocar experiências com colegas, professores e colaboradores da Porto Seguro.

“Como o projeto está sendo implementado agora, vamos focar nossas atenções para os profissionais de São Paulo. Nada impede que possamos expandir o programa para demais estados”, diz Eva Miguel, diretora-Comercial da Porto Seguro. “Eles poderão passar o conteúdo teórico para a prática, discutindo dinâmicas com o público. A experiência deles será muito consistente. É primordial que o profissional saiba trabalhar cálculos financeiros, tenha uma visão empreendedora e se atualize para não ficar para trás”, continua.

De acordo com Fernanda, a instabilidade política e as sucessivas reformas propostas pelo governo trouxeram novamente os temas Vida e Previdência à tona. “Essas carteiras já estavam tendo um desenvolvimento positivos nos últimos anos. Acontecimentos como as reformas e a incerteza política serviram para enfatizar a importância de se preparar para o que vem chegando”, explica.

“Esses profissionais têm a noção do seu papel social. São temas que estão em pauta e seguem no interesse de grande parte das pessoas”, acrescenta Eva. “O corretor já tem uma relação próxima ao seu cliente, mas, se ele se aprofunda, tem conhecimentos sobre esses assuntos, pode fidelizar o segurado”, ressalta a diretora-Comercial.

Inovação

A Porto Seguro investiu em tecnologia e capacitação para auxiliar as atividades do corretor e reduzir os processos burocráticos de seus clientes. Em 2017, a seguradora lançou o aplicativo Vida e Previdência, que está disponível gratuitamente no Google Play (Android) e na Apple Store (iOS). A ferramenta oferece funcionalidades de apoio à vendas e pode realizar simulações de seguros de vida e previdência individuais, além de fazer download de materiais sobre os seguros. Dos cerca de 15 mil corretores que trabalham com o produto, mais de 30% já aderiram a ferramenta.

Além disso, o Porto Seguro de Vida e Previdência implantou a assinatura eletrônica para a contratação desses produtos. Com ela, o cliente pode assinar propostas independentemente do local no qual esteja, por meio do seu computador, tablet ou celular. O segurado ainda conta com um guia e telas autoexplicativas e, no caso de produtos contratados online, as orientações já ficam visíveis na própria tela da contratação.

Fonte: Revista Apólice