Previdência aberta capta R$ 19 bilhões até novembro

O volume de novas contribuições em planos de previdência privada chegou a R$ 19,439  bilhões entre janeiro e novembro do ano passado, com expansão de 20,64%  na  comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou  um volume de contribuições de R$ 16,114 bilhões.Esse valor já equivale  ao  total  captado  em 2005, que somou R$ 19,5 bilhões, segundoinformações  divulgadas  pela  Anapp  - Associação Nacional da Previdência Privada, entidade que representa 44 empresas que comercializam planos de previdência.As estatísticas da Anapp incluem os dados do VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres)  que, mais uma vez,  liderou a captação, com alta de 38,31%, com um total  de captação de R$ 12,977 bilhões no período. De janeiro a novembro de  2005,  a  captação  somou  R$  9,382  bilhões. Com isso, o produto já responde  por  66,76%  do  volume  de  novos depósitos que ingressaram no sistema no período.O  PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) captou R$ 3,904 bilhões no período, com alta de 2% na comparação com  o  acumulado de janeiro a novembro de 2005, quando o volume de novas contribuições  somou R$ 3,827 bilhões. Com isso, a captação desse produto equivale  a  20,08%  do  total  de  contribuições. Por sua vez, os planos tradicionais  chegaram  a  captar  R$  2,533 bilhões, com queda de 11% na comparação com o período de janeiro a novembro de 2005, quando captaram R$  2,845  bilhões.  A participação dos planos tradicionais no volume de novas contribuições equivale a 13,03%  do total. (Fenaseg)