Previdência complementar aberta acumula R$ 18,9 bilhões no 1º trimestre

O mercado de previdência complementar aberta arrecadou R$ 18,9 bilhões no primeiro trimestre de 2013. O volume de novos recursos que ingressaram no sistema é 26,83% superior aos R$ 14,9 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior segundo dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), entidade que representa 22 seguradoras e 13 entidades abertas de previdência complementar no país. A previdência privada aberta é uma das principais alternativas de investimentos de longo prazo para garantir aposentadoria complementar à da Previdência Social. Essa modalidade de investimento conta com aproximadamente 12 milhões de contratos ativos. Cerca de 131,9 mil já usufruem dos benefícios (aposentadoria, pecúlio, pensão, renda por invalidez e renda a menores).

Com o desempenho da previdência complementar aberta no primeiro trimestre, a carteira de investimentos do sistema alcançou o patamar de R$ 348,3 bilhões, alta de 22,78% na comparação com os R$ 283,7 bilhões registrados nos primeiros três meses de 2012. No primeiro trimestre de 2013, a carteira de investimento do VGBL expandiu 28,88% e acumulou R$ 219,4 bilhões. Já a carteira do PGBL somou R$ 75,6 bilhões, consolidando crescimento de 10,92%. Por fim, a carteira dos planos tradicionais passou de R$ 44,7 bilhões para R$ 52,7 bilhões, alta de 17,92%.

Na análise por produto, os planos individuais foram o destaque com arrecadação de R$ 16,9 bilhões, volume 33,16% superior ao trimestre de 2012. Os planos para menores registraram aportes de R$ 425,4 milhões (R$ 448,1 milhões, no trimestre de 2012). Já os planos empresariais contabilizaram R$ 1,5 bilhão em novos depósitos nos três primeiros meses. No mesmo período do ano passado, essa modalidade acumulou R$ 1,7 bilhão.

Desempenho por plano (VGBL e PGBL)
Segundo a FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) na avaliação por tipo de plano, a carteira do VGBL, modalidade indicada para quem declara o IR pelo modelo simplificado, foi a que obteve melhor desempenho. A modalidade registrou R$ 16,4 bilhões em novos depósitos (crescimento de 32,20%, frente ao primeiro trimestre de 2012). Já o PGBL, recomendado para os participantes que declaram o IR pelo formulário completo, registrou depósitos de R$ 1,6 bilhão, leve alta de 0,36%. Por fim, a arrecadação dos planos tradicionais apresentou queda de 1,67%, passando de R$ 826,5 bilhões no primeiro trimestre de 2012 para R$ 812,7 bilhões no mesmo período em 2013.

Ranking das Empresas – Carteira de Investimentos (R$ 348,3 bilhões)
A Bradesco Vida e Previdência liderou o ranking no período com 32,73% do total das reservas; Itaú Vida e Previdência (24,33%); BrasilPrev Seg. e Previdência (20,76%); Zurich Santander Seg. e Prev. (6,10%); Caixa Vida e Previdência (5,74%); HSBC Vida e Previdência (3,24%); Icatu Seguros (1,99%); Sul América Seg. e Previdência (1,25%); Safra Vida e Prev. (0,86%); Porto Seguro Vida e Prev. (0,68%). As demais entidades somam, no total, 2,32% da carteira de investimentos.

Provisões
As provisões (recursos acumulados pelos titulares dos planos do sistema de previdência complementar aberta) apresentaram saldo de R$ 337 bilhões e alta de 22,07% no primeiro trimestre. No mesmo período do ano anterior, as provisões totalizaram R$ 276,1 bilhões. As provisões do VGBL tiveram o crescimento mais expressivo no período (alta de 28,48%), passando de R$ 170,8 bilhões para R$ 219,4 bilhões.

As provisões dos planos PGBL cresceram 12,61%, no período, passando de R$ 67,2 bilhões para R$ 75,6 bilhões. As reservas de planos tradicionais, por sua vez, passaram de R$ 37,5 bilhões para R$ 41,4 bilhões, no período, alta de 10,22%.

Com relação a market share, os planos VGBL mantiveram a liderança no volume de provisões entre os planos de caráter previdenciário, com 65,10% do total, seguidos pelos PGBL, com 22,46% do volume total de provisões, enquanto os planos tradicionais contaram com 12,28% do volume total de provisões. Outros produtos – incluindo os FAPI - completam a equação, com 0,15%.

Resultado Mensal (Março de 2013)
Na avaliação mensal, a arrecadação expandiu 15,76% e registrou R$ 6,5 bilhões. Os planos individuais receberam 5,9 bilhões em novos aportes (alta de 17,84%), os planos empresariais R$ 530,8 milhões (2,95% superior) e os planos para menores R$ 141 milhões, com recuo de 9,09%. No mês de março, o VGBL respondeu por R$ 5,7 bilhões dos novos depósitos e o PGBL por R$ 560,7 milhões.

Fonte: CNseg