Proerd de Santa Catarina completa 16 anos de pleno sucesso

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completou no último domingo (16) mais um ano de atividades em Santa Catarina. Já se passaram 16 anos desde sua criação em 16 de março de 1998, em Lages. Único programa institucional a atingir tal marca, o Proerd vem colhendo frutos de seu imenso sucesso.

Para deixar marcada esta data, no ano de 2009, o governo do Estado, através da Lei 14.999, de 21 de dezembro, instituiu o 16 de março como o "Dia Estadual do Proerd em Santa Catarina".

Como pontos marcantes desta história é possível citar os dados referentes a 2013, onde mais de 83.000 crianças, totalizando 91% dos alunos dos 5º anos de toda a rede de ensino (redes públicas e privadas em nível federal, estadual e municipal), foram vacinadas a tomarem decisões seguras e responsáveis. A meta estabelecida pelo Plano de Comando, que no ano anterior era de 80% havia sido ampliada para 90% e novamente foi atingida. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, as metas existem para serem atingidas e o comando jamais medirá esforços para aprimorar os processos produtivos do programa.

Com base nisso, e como dito nos juramentos das formaturas "em busca de uma sociedade mais sadia, justa e feliz", o comando investiu maciçamente nas ações do programa. Foram diversos cursos de formação de instrutores, seminários de atualização e aquisição de equipamentos, dentre os quais se destaca, como nunca antes ocorrido na instituição, o repasse de 38 viaturas novas, adquiridas pelo Pacto pela Segurança Pública do governo do Estado, diretamente ao programa, facilitando a busca dos 100%. O resultado deste apoio institucional é que, atualmente em Santa Catarina, nenhuma sede de Batalhão de Polícia Militar (BPM) ou Guarnição Especial (GE) ficou sem o apoio das viaturas. De acordo como chefe do Estado Maior Geral, coronel João Schorne do Amorim, a meta do Comando-Geral é de que este número seja ampliado para, pelo menos, uma viatura por companhia.

A modernização, através do uso da tecnologia de informação, também vem sendo incrementado no programa. A partir de 2014 o Proerd conta com um novo sistema informatizado de gestão do programa, que busca facilitar o processo de levantamento de dados, que já vem sendo realizado desde o ano de 2009 e que é algo importante para confirmar o programa como único programa de Estado a ter este alcance, fato que já tem chamado a atenção, provando que ações de proximidade, baseadas na filosofia de polícia comunitária, podem sim ser medidas e surtir efeito, desde que contando com o apoio da sociedade.

Graças ao apoio de diversos parceiros em todo o Estado, em especial ao governo do Estado que é o maior financiador do programa em Santa Catarina, a PMSC pode semear em cada residência do Estado a esperança de um futuro onde, quem sabe, seja possível viver com a segurança merecida.

Fonte: www.pm.sc.gov.br