Programa do IR 2008 no site da Receita

Está disponível no site da Receita Federal do Brasil o programa IRPF 2008 - Versão Teste, por meio do qual, sob o código 36, o contribuinte poderá informar o valor correspondente ao pagamento efetuado, até o último dia útil de dezembro de 2007, a título de previdência privada e Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi). O contribuinte pessoa física que efetuou estes gastos poderá contar com a dedução correspondente a 12% do total dos rendimentos computados na determinação da base de cálculo do imposto de renda devido na declaração. A empresa de consultoria Cenofisco adverte que, em razão dessa espécie de aplicação sofrer tributação na fonte por ocasião do resgate, é recomendável cautela no momento de aplicar, pois caso o contribuinte resgate a aplicação no curto prazo, a retenção do imposto de renda na fonte poderá superar o benefício obtido por ocasião da dedução. (Monitor Mercantil/SEG NOTÍCIA)