R$ 100 bi na nova previdência

Os planos de previdência aberta, notadamente os PGBL e VGBL, ultrapassaram no primeiro semestre a marca de R$ 100 bilhões em carteira, segundo dados do site financeiro Fortuna. De janeiro a junho, esses planos registraram captação de R$ 5,3 bilhões, valor 6% acima do total verificado no mesmo período do ano passado - tradicionalmente, há uma sazonalidade que faz com que as aplicações no segundo semestre sejam maiores do que no primeiro. A velocidade de avanço da captação de recursos é menor do que a verificada em anos anteriores, mas o aumento indica que ainda é crescente o volume de investimentos que encontra na previdência aberta uma alternativa de investimento para o longo prazo. Os números da captação na previdência revelam também uma forte mudança no perfil das aplicações. Embora o ingresso de recursos em PGBL e VGBL no semestre tenha sido de R$ 5,3 bilhões, na verdade quem puxou esse avanço foram os planos com renda variável, que receberam R$ 6,4 bilhões, enquanto os planos puros de renda fixa perderam mais de R$ 1 bilhão, indica o relatório do Fortuna. Segundo a consultoria, há uma continuada troca de carteiras mais conservadoras, das categorias DI e de renda fixa, para os mais agressivos, formados pelo conjunto de fundos das categorias balanceados e multimercado. É essa migração, principalmente, que resulta nos saques dos fundos de planos conservadores. (Clipp-Seg Online/Valor Econômico)