Recadastramento: evite os atropelos de última hora

De 1º de julho até agora, mais de duas mil corretoras de seguros em atividade no País solicitaram o seu recadastramento junto aos sindicatos da categoria e a Fenacor. O recadastramento deve ser solicitado até 31 de dezembro deste ano. A solicitação pode ser feita diretamente nos sites dos sindicatos ou da federação. Para evitar atropelos de última hora, o ideal é que essa solicitação seja feita o quanto antes possível. Os sócios de corretoras de seguros podem, inclusive, aproveitar o final de semana para apresentarem, com mais calma, o pedido de recadastramento das suas empresas. O recadadastramento da corretora somente será feito se todos os sócios estiverem em condições legais, ou seja, já tenham se recadastrado (como corretores pessoas naturais). Desde o início de julho, as seguradoras, sociedades de capitalização e entidades abertas de previdência privada não podem mais operar nem pagar a comissão a corretores de seguros (pessoas naturais) não recadastrados. É o que determina a Circular 383/09 da Susep. O mesmo valerá para empresas corretoras de seguros após o dia 1º de abril de 2010. Após o último recadastramento, realizado em 2006, 24.733 corretoras de seguros estavam aptas a operar em todo o País. Desse total, no início de agosto, mais de 13,3 mil empresas estavam em plena atividade no Rio de Janeiro e São Paulo, os dois maiores mercados do País. As carteiras de identidade profissional e os títulos de habilitação profissional serão entregues aos corretores de seguros e às corretoras pela Fenacor ou pelos Sindicatos. Fonte: CQCS