Recomeçar depois de acidente grave é difícil, mas há esperança

Por Rodolfo Rizzotto, Coordenador do SOS Estradas

Depois de um acidente de trânsito, normalmente, vem a tempestade e não a bonança. Essa é a realidade da maioria das vítimas e seus familiares, especialmente quando o acidentado fica com sequelas permanentes. Para ajudar essas pessoas a retornarem ao mercado de trabalho e reiniciarem a vida produtiva, a Seguradora Líder, responsável pela administração do Seguro DPVAT, lançou o Programa Recomeço.

Essa iniciativa pioneira e que está sendo recebida com muita empatia pelas empresas e com esperança pelas vítimas de trânsito, permite que o beneficiário do Seguro DPVAT, cadastrado no Portal de Oportunidades, se candidate às oportunidades de emprego. As empresas, por outro lado, disponibilizam suas vagas para um processo de recrutamento e seleção direcionado às necessidades delas.

Os primeiros passos do programa foram no Rio de Janeiro, mas a iniciativa já está com as portas abertas para empresas e vítimas de acidentes de trânsito de todo país. Um dos primeiros participantes foi o carioca Janilson Júnior, atropelado por um caminhão quando andava de bicicleta aos 9 anos de idade. Depois de um longo período no hospital, teve sua perna direita amputada. Em 2010, ao descer de um ônibus, voltando do trabalho, sofreu uma queda que resultou em uma fratura na perna esquerda.

Beneficiário do Seguro DPVAT e um dos 17 alunos da turma-piloto da etapa de qualificação do Programa Recomeço, Janilson Júnior, hoje com 33 anos, se tornou um dos primeiros recolocados no mercado de trabalho através do Programa. Agora inicia uma nova fase de sua vida profissional, na área Jurídica da Seguradora Líder.

As empresas interessadas em participarem devem enviar um e-mail para recomeco@seguradoralider.com.br, informando a vaga disponibilizada e a qualificação necessária. Não há custos para a empresa nem para o beneficiário. O Recomeço ajuda, inclusive, as empresas a cumprirem a legislação, que exige a reserva de um percentual das vagas para pessoas com deficiência.

Num período tão difícil para milhões de brasileiros que estão desempregados, o Programa Recomeço abre uma porta de esperança para as vítimas de trânsito e oferece ao setor produtivo uma alternativa para atender às exigências legais e contribuir para a ressocialização de milhares de brasileiros. Visite o www.seguradoralider.com.br/recomeco e conheça mais o programa inédito. Divulgue entre seus amigos, familiares e conhecidos para que essa nobre iniciativa possa ser conhecida pelo maior número possível de vítimas de trânsito e empresas.

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito