Regulação de fundos dá segurança para investidores

Cada vez mais pessoas buscam alternativas à poupança para fazer o dinheiro render, mas investir sozinho exige muito tempo de dedicação e conhecimento especializado em mercado financeiro. Por isso, os fundos de investimento administrados por especialistas costumam ser uma boa opção.

Essa modalidade coletiva tem uma estrutura que reúne recursos financeiros de diversas pessoas, com administração de um profissional que tem responsabilidades não apenas perante os cotistas, mas também com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

De acordo com a MAPFRE Investimentos, antes de escolher um fundo, é necessário conhecer seu regulamento, documento público registrado na CVM que estabelece as regras de funcionamento e operacionalização do serviço em linguagem formal e detalhada. As instituições também devem fornecer o prospecto, que apresenta - em linguagem simplificada e resumida - o regulamento e também a descrição das principais características do serviço, como objetivo, política de investimento, os riscos envolvidos, regras de tributação, regras de movimentação, taxas administrativas, definição dos principais prestadores de serviço: gestor, administrador do fundo e auditoria externa.

“A regulamentação existe para o cliente ter a tranquilidade de investir com regras transparentes e padronizadas para todos os prestadores de serviço de gestão de recursos”, afirma Carlos Eduardo Eichhorn, diretor da MAPFRE Investimentos.

Ainda segundo o especialista, as regras e políticas variam para adequar à necessidade de investimento da classe. “Um fundo em ações deve manter, no mínimo 67%, do seu patrimônio líquido em ações. Se por qualquer razão este parâmetro não for observado, o fundo será considerado ‘desenquadrado’ pelo administrador que comunica à CVM quando esta situação ocorre.” Além disso, os fundos de investimento também podem aderir voluntariamente a Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas, em que uma equipe técnica acompanha o cumpre de normas, supervisiona as instituições e dá orientações de caráter educativo.

O trabalho da CVM

Para cumprir os mandatos legais de proteger os investidores, garantir o acesso à informação adequada e fiscalizar e punir atos irregulares, a CVM acompanha:

  1. Divulgação de informações e documentos sobre os fundos de investimento para garantir o acesso dos investidores a informações adequadas, possibilitando a tomada de decisão de forma consciente e fortalecendo a confiança neste mercado;
  2. Administração e gestão dos fundos de investimento, para assegurar o cumprimento da legislação e dos regulamentos, a aderência às normas de conduta e a elevação da capacitação técnica dos profissionais em prol de um ambiente de credibilidade neste mercado;
  3. Atividade de classificação de risco de crédito, para garantir o cumprimento da regulação aplicável, em especial em relação à capacitação técnica dos profissionais envolvidos, independência das opiniões divulgadas e adequada estrutura de controles internos, para assegurar a confiabilidade dessa atividade;
  4. Atividades de autorreguladores na supervisão de segmentos de mercado para promover o melhor aproveitamento do trabalho dessas entidades, e fomentar a cooperação e integração de esforços para o alcance de propósitos comuns vinculados ao desenvolvimento de mercados eficientes, transparentes e equitativos.

SOBRE A MAPFRE - No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO Segurador Banco do Brasil e MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

A unidade MAPFRE Investimentos é especializada na gestão de fundos de investimentos que atendem aos segmentos de pessoa física, jurídica e institucional, totalizando hoje um volume superior a R$ 10 bilhões.

Fonte: CDN Comunicação