Relatório da Susep projeta expansão nominal de 20,6% do mercado

Novo relatório de acompanhamento do mercado, divulgado este mês pela Susep, projeta uma expansão nominal de 20,6% para o setor de seguros, cujos prêmios diretos devem alcançar R$ 70,7 bilhões neste ano. Por ordem, VGBL, seguro de automóvel e as apólices de patrimônio devem puxar o resultado estimado. O VGBL poderá totalizar uma receita de R$ 25 bilhões; o de auto, R$ 16,1 bilhões; e o de patrimônio, R$ 7,7 bilhões. Sem incluir o VGBL, a previdência projeta um crescimento de 6,2%, com as contribuições totalizando R$ 8,4 bilhões este ano. Com o VGBL, a captação projetada pela Susep poderá atingir R$ 33,4 bilhões, com crescimento de 18,7%. O estudo da Susep considera como premissas de sua projeção uma expansão da ordem de 4,5% do PIB este ano e a inflação anual medida pelo IPCA de 4,4%. Mesmo com o avanço dos mercados_ para capitalização a taxa de expansão prevista é de 10%_ a Susep afirma que a representação do setor em relação ao PIB continuará “relativamente estável”. Pelas projeções, a participação de seguros, previdência e capitalização vai representar 3,1% do PIB neste ano; avançar para 3,2% em 2009; permanecendo na mesma faixa em 2010. O relatório da Susep estima que a receita do mercado de seguros será de R$ 80,3 bilhões em 2009 e de R$ 89,6 bilhões em 2010. Novamente, o VGBL deverá puxar a expansão do mercado, com receita de, respectivamente, R$ 30 bilhões e R$ 34,5 bilhões em 2009 e 2010. (Fenaseg)