Relatório do BC vê sinais de recuperação

Dados divulgados pelo Relatório Trimestral de Inflação, documento que reúne as expectativas do BC para a economia, indicam que o Produto Interno Bruto (PIB)  terá queda de 3,3% em 2016  e crescimento de 1,3% em 2017. Segundo a instituição, um cenário mais animador é esperado em 2017, puxado pelo crescimento da agropecuária, de 3,5%, de alta de 1,5% para a indústria e evolução de 0,9% para o setor de serviços.

Outros indicadores importantes também devem voltar a crescer. A projeção é de que os investimentos, depois de terminar 2016 com uma queda de 8,7%, cheguem ao fim do próximo ano com uma alta de 4%. Há ainda perspectivas de números positivos no consumo das famílias, de queda de 4,4% em 2016 para alta de 0,8%. No consumo do governo, espera-se também reação, de queda de 1,3% para avanço de 0,5%. As exportações devem crescer 4,5% e as importações 6%.

Para o Banco Central, tais projeções são consistentes com o cenário de recuperação dos indicadores de confiança e de consolidação do ajuste fiscal em curso, ou seja, esses números melhores levam em conta a aprovação de medidas para reorganizar a economia. 

Fonte: CNseg