Reservas de previdência aberta crescem 26% até setembro, para R$ 71 bilhões

Foi de 26% o crescimento do volume de reservas técnicas da previdência complementar de janeiro até setembro de 2005, se comparado com o acumulado até o mesmo mês de 2004, atingindo a marca de R$ 71 bilhões. Os dados são da Associação Nacional da Previdência Privada (Anapp). Segundo o estudo da Associação, as provisões dos VGBL tiveram o crescimento mais expressivo, 56%, passando de R$ 15,6 bilhões para R$ 24,3 bilhões. O PGBL cresceu 29% no período, sendo que a carteira do produto passou de R$ 15,2 bilhões para R$ 19,6 entre setembro de 2004 e setembro de 2005. As reservas de planos tradicionais passaram de R$ 25,2 bilhões para R$ 26,7 bilhões, o que representou um crescimento de 6%. Os planos tradicionais estão na dianteira em relação ao volume de depósitos existentes no sistema de previdência complementar, com 37% do volume total, seguidos de perto pelos VGBL, que representam 34% do total de depósitos feitos em previdência. Os PGBL vêm na seqüência, com 28% do volume depositado, seguidos pelos FAPI, que representam 1% das reservas. Na avaliação anual, o VGBL apresentou um avanço de 6 pontos percentuais na composição das reservas de previdência. Em setembro de 2004, esse produto representava 28% do total de provisões em previdência complementar, contra 44% dos planos tradicionais e 27% do PGBL. "O crescimento da participação dos VGBL na composição das reservas de previdência é só mais uma prova do sucesso desse investimento", analisa Osvaldo do Nascimento, presidente da Anapp e diretor da Itaú Vida e Previdência. (Fenaseg)