Resolução da ONU cobra mobilização para aumentar segurança no trânsito

Preocupada com o aumento do número de mortos e feridos em conseqüência de acidentes de trânsito em todo mundo, em particular nos países em desenvolvimento, uma resolução da Organização das Nações Unidas propõe a mobilização dos países-membro para aumentar a segurança viária e reafirma a necessidade de haver mais cooperação e intercâmbio de conhecimento entre as nações. A resolução é resultante de reunião especial ocorrida do último dia 31. Apontando entre os fatores de riscos a não utilização de cinto de segurança e dispositivos de proteção para crianças, uso de álcool, velocidade inadequada e infra-estrutura viária desapropriada, a resolução conclama os países a participarem ativamente da elaboração de um informe sobre o estado da segurança viária mundial organizado pela Organização Mundial de Saúde. A resolução exorta os países-membro a fortalecerem o compromisso com a segurança viária, incluindo no seu calendário ações no dia mundial de recordação das vítimas de acidentes de trânsito, celebrado a cada  terceiro domingo de novembro, anualmente. A resolução recomenda também que empresas públicas e privadas donas de frotas de veículos adotem políticas e práticas de reduzir o risco de colisões. Por fim, a resolução confirma a Rússia como o país que vai ser a sede da primeira conferência mundial de alto nível sobre segurança viária, no próximo ano, quando ministros de todo o mundo vão discutir o avanço da aplicação das recomendações formuladas em informe mundial sobre prevenção dos traumatismos causados por acidentes de trânsito. (Fenaseg)