Riscos para motociclistas são maiores sob chuva

São diversos os motivos pelos quais muitos optam por adquirir uma motocicleta. Economia, agilidade no trânsito, capacidade de oferecer sensação de liberdade. Mas em períodos de chuvas constantes, a segurança deve ser priorizada e quem dispõe apenas desse meio de transporte tem de estar atento.

O ideal é consultar, sempre antes de sair, as condições do tempo. Essa tarefa é hoje facilitada pelos aplicativos disponibilizados na internet. No entanto, se não houver outra saída e o deslocamento mesmo sob chuva for necessário, não deixe de respeitar algumas recomendações para se proteger.

– Leve sempre acessórios que o mantenham aquecido e protegido da água. Assim terá melhores condições de estar com a atenção voltada apenas para a via. Use roupas com tecidos impermeáveis, toucas; leve capa de chuva, e use sempre calçados que possam ampliar sua segurança, como, por exemplo, botas.

– E pista molhada os riscos de derrapagem e de queda são sempre maiores. Para evita-las a melhor opção é dirigir em velocidade reduzida e manter distância dos demais veículos, pois na necessidade de uma frenagem no asfalto escorregadio, parar é mais difícil. É aconselhável dobrar a distância de segurança adotada normalmente.

– Não realize manobras arriscadas, já que nestas condições sua visibilidade também estará prejudicada.

– Mesmo na chuva, é importante lembrar que o capacete precisa estar fechado e bem fixado.

– Não trafegue nos corredores e tente desviar de poças d´água.

– Se a chuva estiver forte, não hesite em parar e esperar o temporal passar.

– Também não se arrisque em situações de alagamentos para evitar ser arrastado pelas águas.

Fonte: ONSV - Observatório Nacional de Segurança Viária